Emissão e Renovação de Certificado Digital em Araquari
5 de março de 2014
Principais dúvidas sobre o Cupom Fiscal Eletrônica em Santa Catarina
28 de março de 2014
Mostrar tudo

A facilidade que a Internet proporciona para os processos das empresas é grande, por isso, muitas já adotam há algum tempo recursos virtuais para agilizar suas tarefas diárias. O Internet Banking é ferramenta básica de pagamentos e recebimentos, por exemplo.

Websites, e-mails, pendrives,  softwares piratas e outras ameaças também são realidades para empresas de pequeno a grande porte. Todas podem utilizar esses recursos para trocar informações entre os colaboradores, fornecedores e clientes, compartilhando documentos importantes ou distribuindo o sistema de gestão para toda empresa.

No entanto, as facilidades encontradas nos recursos citados acima expõem as empresas à ameaças virtuais. Os problemas causados por vírus, cavalos de tróia e malwares em geral, podem causar desde lentidão na rede, diminuindo a produtividade dos colaboradores, bem como brechas para desvio de informações confidenciais, roubo de propriedade intelectual e fraudes bancárias.

Mais do que importante, é imprescindível que empresas utilizem uma boa ferramenta anti-malware corporativo por conter funções de proteção que vão além de um antivírus comum e com isso evitar invasões ou roubos, que além de atrasar o alcance de metas, também pode afetar o caixa das corporações com gastos que podem ser evitados.

Contudo, ainda há gerentes e até profissionais de T.I. que utilizam soluções domésticas de antivírus para proteger as empresas que atuam. Infelizmente essas ferramentas não são eficazes para esse tipo de proteção, pois não foram desenvolvidas para esse fim. Outro problema, é que ao utilizar soluções domésticas de antivírus, essas empresas não estão regularizadas dentro da Lei Brasileira de Software.

Antivirus Corporativos são desenvolvidos para proteger empresas, com isso são adequados as principais necessidades que esse grupo precisa. Alguns benefícios encontrados nessas ferramentas são:

  • Maior rapidez no desenvolvimento de vacinas para vírus e outras ameaças recém-lançadas na Internet;
  • Sistema com console de gerenciamento centralizado tirando esta função das estações de trabalho deixando o antivírus mais leve para não prejudicar a produtividade da empresa;
  • Gestão mais simples, pois a partir de uma única tela, podem-se criar regras que protejam ao mesmo tempo servidores, computadores e dispositivos móveis (smartphones, tablets, etc);
  • Aviso e atualização dos programas utilizados na empresa. Programas desatualizados podem ser brechas para entrada de vírus na rede da empresa;
  • Controle de sites para evitar que sejam acessados endereços suspeitos que prejudiquem a saúde virtual da empresa;
  • Restrição de dispositivos de armazenamentos móveis (pen drive, por exemplo) que podem ser utilizados nas máquinas da empresa.

É importante ressaltar que ao utilizar antivírus em sua empresa, diminui também os problemas relacionados ao reembolso por parte dos bancos em casos de fraudes bancárias.

Outro fator importante para utilizar antivírus corporativo para proteger sua empresa, é contar com suporte técnico especializado das revendas, que auxiliam diretamente em dificuldades e dúvidas eventuais que apareçam durante a utilização das ferramentas.

A KLD Suportville é revenda certificada de uma das melhores soluções em antivírus corporativos do mundo, o F-Secure. Clique aqui e veja mais!