Treinamento Técnico Clip Store - Compufour
Treinamento Compufour – Clip Store 2014
6 de fevereiro de 2014
Smartphones também precisam de antivírus
20 de fevereiro de 2014
Mostrar tudo
Como fazer sua loja vender mais com seu sistema de gestão?

Empresas do comércio dependem exclusivamente da venda de produtos e serviços, ou seja, quando maior o número de clientes na loja comprando, maior o sucesso dessa empresa. Entretanto, ter clientes na loja ou não, é o resultado de diversos fatores, entre eles sua empresa estar ou não informatizada.

Por que o sistema de gerenciamento ajuda o varejo a vender mais?

Através de equipamentos e sistemas de Automação Comercial, o empresário obterá maior controle sobre as vendas realizadas, tendo em mãos informações valiosas que auxiliarão desde a compra dos produtos certos e no momento certo, até a escolha das ações de marketing mais apropriadas para renovar o estoque ou trazer clientes para dentro da loja.

Como saber o tempo certo para compra de produtos?

Dizem, que saber comprar é mais importante ao empresário do que saber vender. Em sua totalidade essa “idéia” está correta, uma vez que comprar sem saber se o produto vai vender ou seja, quando “acha-se” que vai vender, poderá trazer para a loja diversos prejuízos, por exemplo: estoque parado, ou seja, cada dia que seu produto fica dentro do estoque ou na loja, o custo dele aumenta, e o preço diminui. Isso sem falar nos produtos perecíveis, no qual essa conta é ainda mais perceptível.

Logo a maneira certa de comprar, é analisando tanto o mercado quanto a realidade da sua empresa, e como fazer isso? Buscando relatórios no sistema de gestão da empresa, podem ser eles:

  • Relatório de Venda do Produto no último mês
  • Relatório de Venda do Produto no último trimestre
  • Relatório de Venda do Produto no mesmo período do último ano

Com essas três informações, pode-se com maior segurança efetivar compras sem comprometer o estoque e fluxo de caixa da loja.

Como um sistema de gerenciamento pode ajudar nas campanhas de marketing?

Ações promocionais podem aumentar vendas em períodos de menor fluxo de clientes e compras, assim como ajudar a manter os resultados mínimos esperados para não comprometer o fluxo de caixa. Porém elas devem ser cuidadosamente pensadas, pois sem fundamento, elas poderão ser infrutíferas, a ainda por cima aumentar os custos da empresa durante o período de veiculação.

Entretanto, o sistema de gestão de sua empresa, pode ser a principal fonte de informações e idéias para campanhas de sucesso. Saber quais produtos mais vendem, assim como aqueles que estão parados no estoque e aumentando os custos da empresa (como vimos acima), auxiliará na produção de uma campanha combo, ou seja, aproveita-se o fluxo do produto mais vendido para vender junto produtos que estão parados no estoque ou com baixo volume de venda. Pode-se por exemplo aumentar um pouco a margem do produto com maior fluxo de venda e diminuir do que está parado no estoque. Para assim a promoção ser vantajosa tanto para a empresa, quanto para o cliente.

Estratégias promocionais, podem ser criadas, por exemplo: enviar campanhas de e-mail marketing para aniversariantes do mês. Se sua empresa for menor, pode-ser até fazer campanhas de marketing direto, solicitando que seus vendedores entrem em contato por telefone direto com o cliente. Isso pode ser obtido a partir de:

  • Relatório de aniversariantes do mês
  • Relatório de produtos comprados por determinado cliente nos 03 últimos meses

Com isso você pode verificar os produtos mais comprados e oferecer um desconto na linha de produtos que ele mais adquire em sua empresa ou ainda um desconto geral.

Quais os principais resultados obtidos com essas ações?

Certamente isso aumentará o valor percebido pelo seu cliente, fazendo com que ele repasse para parentes, colegas e amigos o nome de sua loja quando quiserem comprar os produtos ou serviços que você comercializa. Tudo isso utilizando de forma rápida e fácil relatórios que seu software de gestão lhe oferece, levando ainda mais assertividade nas suas tomadas de decisões e garantindo melhores resultados de movimento e venda na sua empresa!

Ainda não tem sistema de gerenciamento para sua loja? Clique aqui e conheça as opções que podemos oferecer.